CEPELOS

Aldeias e lugares – Freguesia de Cepelos

(Memórias Paroquiais de 1758, continuação)


            Em 15 de Junho de 1758, o Prior Manuel da Silva Grilo, termina o inquérito no que à paróquia de Cepelos diz respeito e, no concernente à pergunta número 6, sobre os lugares e aldeias, - «Se a paróquia está fora ou dentro do lugar e quantos lugares ou aldeias tem a freguesia todos pelos seus nomes?», a sua resposta é a seguinte:


«A parochia está junto do lugar do Casal, e os seus lugares ou Aldeyas sam as Seg.tes . Passô, Merlaens, Irijô oCasal, Cepellos, Barreiro, Gatam, Villar, Viadal, Tabasô, Povoa.»



Fonte dos dados geográficos: IgeoE
Fontes dos dados alfanuméricos: Memórias paroquiais [1] 1758, INE [2] e C.M. Vale de Cambra [3]
Sistema Referência Espacial: WGS84

             “Povoa” é agora “Póvoa dos Chões” e o “Casal” é onde hoje se situa o cemitério de Cepelos. Nos restantes lugares os topónimos são evidentes. A paisagem humanizada não se alterou significativamente e, segundo o índice toponímico disponibilizado pela Câmara Municipal de Vale de Cambra só o lugar de "Batalha" foi criado desde então.



[1] Transcrição efectuada de Ângelo Augusto Silva Pinho – Terras de Cambra. Traços do passado, imagens presentes. Vale de Cambra, M. Vide & Irmão, Lda, 2005, pp. 64-146.
[2] Disponível em: http://censos.ine.pt/xportal/xmainxpid=CENSOS&xpgid=censos2011_apresentacao . [Consultado em 15 de Agosto de 2014.]
[3] índice toponímico do concelho de Vale de Cambra actualizado (2012), gentilmente cedido pela Câmara Municipal.

Licença