MACIEIRA DE CAMBRA


Aldeias e lugares – Freguesia de Macieira de Cambra

  (Memórias Paroquiais de 1758, continuação) 


O pároco Manuel de Melo que tutelava a paróquia de «Macieyra de Cambra» quando se realizou o inquérito paroquial de 1758, discriminou os lugares e aldeias, como a seguir se transcreve:

«Souto, Quintam, Padrastos, Santa Cruz, Macieyra avelha, Passos, Carvalha, Gainde, Tagim, Aljaris, S. Bartholomeu, Louroza, Malhundos, Pintalhos, Cabanellas e Paredes




Fonte dos dados geográficos: IgeoE
Fontes dos dados alfanuméricos: Memórias paroquiais [1] 1758, INE [2] e C.M. Vale de Cambra [3]
Sistema Referência Espacial: WGS84


            Alude a «dezacete lugares» mas, discrimina dezasseis. No entanto, na questão décima terceira da primeira parte deste inquérito, sobre que ermidas existem na paróquia, fala na de «Santo Aleyxo, todas dentro dos lugares». Assim, o lugar esquecido é o de Santo Aleixo.
            O «Souto» era o nome do local onde se situa a Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Natividade, construída no século XVII[4], portanto, em Macieira de Cambra. Os restantes topónimos são evidentes.
            Acentua-se visivelmente a dispersão do povoamento em terras vizinhas do vale ,onde se juntam o Caima e o Vigues e em cujas bacias hidrográficas se encontram as terras mais férteis.
           




[1] Transcrição efectuada de Ângelo Augusto Silva Pinho – Terras de Cambra. Traços do passado, imagens presentes. Vale de Cambra, M. Vide & Irmão, Lda, 2005, pp. 64-146.
[2] Disponível em: http://censos.ine.pt/xportal/xmainxpid=CENSOS&xpgid=censos2011_apresentacao . [Consultado em 15 de Agosto de 2014.]
[3] índice toponímico do concelho de Vale de Cambra actualizado (2012), gentilmente cedido pela Câmara Municipal
[4] Maria Clara de Vide Marques (coord.), Património Religioso de Macieira de Cambra. Subsídios para um Inventário, Vale de Cambra, 2007.

Licença