RÔGE E VILA COVA DE PERRINHO


Aldeias e lugares – Freguesias de Rôge e Vila Cova de Perrinho

(Memórias Paroquiais de 1758, continuação) 



As freguesias de Rôge e Vila Cova de Perrinho, são referidas pelo mesmo pároco nas Memórias Paroquiais de 1758, porque a de Vila Cova de Perrinho era «sufragânea» ou «curato» da de Rôge, isto é, esta tinha direito de apresentação do pároco e de recolha dos dízimos [1]. A confirmação vem da parte do pároco de Rôge no fim do inquérito:

«E Se adverte que o Parocho actual desta freguezia [Vila Cova de Perrinho] he hum Coadjutor posto por apresentaçam minha, mas os dízimos vam incluídos na importancia Rectro

Os lugares e aldeias discriminadas no inquérito referente à freguesia de Rôge são os seguintes:

«o lugar de Casal de aram, o lugar de Santa Crus, o lugar de villa nova, o lugar da Moreira, o lugar do Passo, o lugar da Videira, o lugar de Pedre, o lugar de Soutello, o lugar de Sandiaens, o lugar de Trivilhadouro, o lugar de Fuste, o lugar de Fonsam, o lugar de Carvalheda, e o lugar de Passo de mato»

No que à freguesia de Vila Cova de Perrinho diz respeito:

« [] he anexa a esta de Roge, o qual se compoem de hum so lugar de Villa Cova»



Fonte dos dados geográficos: IgeoEFontes dos dados alfanuméricos: Memórias paroquiais [2] 1758, INE [3] e C.M. Vale de Cambra [4]Sistema Referência Espacial: WGS84

           
      Nenhum destes lugares deixaram de existir, apesar de Trebilhadouro se ter despovoado totalmente, estando no presente em fase de reconstrução e repovoamento, num intercâmbio entre Câmara Municipal e entidades privadas.
         



[1] MOREIRA, Domingos A. – Freguesias da Diocese do Porto. Elementos Onomásticos Alti-Medievais. I Parte, Porto, 1973, pp. 76-77. Consultar também, MARQUES, Maria Clara de Paiva Vide (coord.) – Património Religioso de Vila Cova de Perrinho. Subsídios para um Inventário, Vale de Cambra, 2007, pp. 15-16.
[2] Transcrição efectuada de Ângelo Augusto Silva Pinho – Terras de Cambra. Traços do passado, imagens presentes. Vale de Cambra, M. Vide & Irmão, Lda, 2005, pp. 64-146.
[3] Disponível em: http://censos.ine.pt/xportal/xmainxpid=CENSOS&xpgid=censos2011_apresentacao . [Consultado em 15 de Agosto de 2014.]
[4] índice toponímico do concelho de Vale de Cambra actualizado (2012), gentilmente cedido pela Câmara Municipal

Licença